Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • ontem

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Mas é extremamente positivo, a população precisa cada vez mais entender quais são as prerrogativas que uma Câmara Municipal, que os vereadores têm.
00:08Além das sessões ordinárias, extraordinárias, que talvez seja um instrumento mais conhecido da população,
00:12onde a gente debate projetos de leis, requerimentos, indicações, aquilo que a gente faz semanalmente, nós temos uma série de outras atribuições.
00:20E como é bom saber que essa legislatura está imbuída dessa responsabilidade de fazer novas atribuições.
00:27Realizar uma audiência pública, que é um instrumento legal para discutir um assunto, é oportunidade de a gente fazer com que a população cada vez mais se aproxime do poder legislativo.
00:36Essa audiência pública que nós realizamos aqui, na Unespar, na nossa FESEA, para discutir como serão as diretrizes do orçamento público para o ano que vem, para o ano de 2026,
00:47é uma oportunidade de mobilizar os nossos acadêmicos, os nossos professores, os cursos de Ciências Contábeis, Economia, Serviço Social, Direito,
00:55todos aqueles cursos que tratam exatamente em algum momento de políticas públicas.
00:59A população talvez não entenda os termos técnicos que uma lei, que uma diretriz orçamentária trata, mas ela entende do problema.
01:07Ela sabe quando falta água, ela sabe quando não tem atendimento na UPA, ela sabe quando falta uma vaga numa creche,
01:12ela sabe quando o transporte público é prejudicado.
01:14Então, a população que sabe os problemas, representados aqui pelos acadêmicos, pelos professores,
01:19e tem a oportunidade de apresentar para aqueles que são tomadores de decisão, é a esperança de que a gente pode fazer com que a cidade cresça.
01:25Então, foi uma audiência extremamente produtiva, realizada pela nossa Comissão de Finanças e Orçamento,
01:31presidida pelo vereador Guilherme Ivotti.
01:33Eu tenho a honra e a missão de ser o relator dessa comissão, que discute todos os projetos de ordem financeira que passam na Câmara Municipal,
01:41e dessa vez nós realizamos essa audiência pública para discutir o orçamento que o Poder Executivo, que a Prefeitura Municipal, enviou para a Câmara.
01:48A Prefeitura enviou um projeto de lei com as diretrizes que ela pensa em organizar o orçamento do ano que vem.
01:54Se serão 600, 700 milhões de reais, nós precisamos saber quais são as diretrizes para o meio ambiente, para a saúde, para a educação, para o asfalto, para a assistência social.
02:02Entendendo quais são as diretrizes e escutando da população, dos nossos acadêmicos, quais são as maiores reivindicações,
02:07a gente consegue apresentar emendas, ou seja, as nossas sugestões para que essas diretrizes sejam cada vez mais próximas dos anseios da população.
02:15E depois dessas diretrizes organizadas, aprovadas num projeto de lei, vem a lei orçamentária, que é exatamente distribuir os recursos de acordo com essas diretrizes.
02:23E é assim, dentro também do plano plurianual, o que a gente vai poder pensar para os próximos quatro anos, cinco anos.
02:29Lá na frente, a gente consegue cada vez mais otimizar recursos, fazer mais com menos e pensar exatamente no crescimento da cidade de Apucarana.
02:35O balanço é extremamente positivo, a gente agradece demais a Unespar pela abertura, os acadêmicos que ficaram até às dez horas da noite,
02:43de alguns cursos de graduação aqui, as nossas professoras, os vereadores, os nossos assessores da Câmara Municipal,
02:49cada vez mais se aproximam da população.
02:51O balanço é positivo e a gente espera poder fazer outras audiências como essa, em outras instituições,
02:56agradecer a Associação Comercial, as outras instituições que têm interesse em discutir o orçamento público,
03:00porque com certeza, em algum momento, as nossas decisões, as nossas diretrizes escolhidas nesse orçamento
03:06vão impactar diretamente a vida do apucaramense.

Recomendado