Em um telefonema, nesta quarta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu a Vladimir Putin que vá à Turquia, na quinta-feira, onde estão previstas negociações para um acordo de paz com a Ucrânia. Até o momento, o Kremlin não informou se o presidente russo vai participar da reunião em Istambul.
CRÉDITO - HOST BROADCASTER / RUSSIAN POOL / UKRAINIAN PRESIDENCY
CRÉDITO - HOST BROADCASTER / RUSSIAN POOL / UKRAINIAN PRESIDENCY
Categoria
🗞
NotíciasTranscrição
00:00O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu nesta quarta-feira ao colega russo Vladimir Putin que viaja à Turquia para negociar com o ucraniano Volodymyr Zelensky uma saída da guerra.
00:11O anúncio foi feito em uma nota à imprensa publicada pelo Palácio do Planalto, que confirmou um telefonema entre as partes.
00:18Segundo o documento, Lula deixou claro que reconhece que a composição das delegações de negociadores é uma prerrogativa soberana dos chefes de Estado.
00:25O texto acrescenta que o petista felicitou Putin pela proposta de abertura de negociação com a Ucrânia pela paz, destacando o compromisso do Brasil com a paz e se colocando à disposição para colaborar no que for necessário na busca de entendimento entre Rússia e Ucrânia.
00:41O presidente russo foi quem propôs esse formato de negociações como uma contraproposta a um cessar-fogo de 30 dias sugerido por Kiev e Aliados.
00:50Mas até o momento o Kremlin se recusou a confirmar se o líder russo vai viajar para Istambul.
00:55As negociações marcadas para quinta-feira na cidade turca seriam as primeiras entre russos e ucranianos desde março de 2022, um mês após o início da ofensiva russa na Ucrânia.
01:07Zelensky disse nesta quarta-feira que estava pronto para qualquer formato de negociação e que decidirá quais medidas tomar quando souber quem representará Moscou nas negociações.
01:16No domingo, o presidente ucraniano confirmou que vai participar pessoalmente da reunião.