Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • anteontem
Dados do Ministério da Previdência Social apontam que, em 2024, houve quase 500 mil afastamentos do trabalho, o maior número registrado em pelo menos uma década.

Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/tRRFIx9lclY

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Agora um dado alarmante aqui para o país. No ano passado, o Brasil atingiu quase meio milhão de afastamentos de trabalhadores por questões ligadas à saúde mental.
00:10E de acordo com o Ministério da Previdência Social, esse é o maior número de afastamento por ansiedade e depressão em pelo menos 10 anos.
00:19Confira os detalhes com a repórter Caroline Meira.
00:21A partir do dia 28 de maio, a saúde mental dos trabalhadores passa a ter o mesmo grau de relevância de outras doenças e riscos ocupacionais do ambiente de trabalho.
00:33A advogada Lara Esponquiado, especialista em direito e processo do trabalho, explica que a inclusão e a preocupação com questões psicossociais surgiu após o aumento de casos judiciais envolvendo o assédio no ambiente de trabalho.
00:47Os números estão alarmantes e provocaram um movimento do legislativo no sentido de que, opa, vamos verificar o que está acontecendo.
00:56Tem toda uma união de esforços legislativo, executivo e judiciário para realmente promover a segurança do trabalhador, evitando afastamentos previdenciários, afastamentos em razão de riscos psicossociais.
01:14A Organização Internacional do Trabalho considera como fatores de risco as sobrecargas de horário e demandas, o estresse, burnout e também o assédio sexual e o assédio moral.
01:26De acordo com a advogada Lara Esponquiado, após a identificação desses riscos, é fundamental que as empresas tomem medidas para prevenir e reduzir os danos.
01:35É importante que as empresas verifiquem o quão aquele ritmo de trabalho está provocando no adoecimento psico-físico do trabalhador.
01:46O quanto o fato dele ter que se adaptar à máquina e não o contrário tem provocado um abalo, um bem-estar emocional do trabalhador.
01:56Então é muito interessante para as empresas, nesse momento, já se atentarem para um compliance trabalhista, já se atentarem do direito à desconexão,
02:06que ultimamente a gente sabe que o WhatsApp facilita muito a vida, mas nas organizações ele tem sido um problema.
02:13A medida começa agora, mas as multas por descumprimento serão aplicadas somente no ano que vem,
02:19abrindo um prazo de adaptação para as empresas buscarem e oferecer um ambiente de trabalho mais seguro e acolhedor.
02:26A especialista lembra que essas ações podem contribuir diretamente para a retenção de talentos e o engajamento das equipes.
02:33A norma regulamentadora vai aliviar os cofres públicos na medida em que vai investir em prevenção,
02:40vai promover ao empregador evitar rotatividade do seu quadro funcional.
02:45No ano passado, o Brasil atingiu quase meio milhão de afastamentos de trabalhadores por questões ligadas à saúde mental,
02:53como ansiedade e depressão.
02:55De acordo com o Ministério da Previdência Social, esse é o maior número de afastamentos em pelo menos dez anos.

Recomendado