Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • há 6 dias
O Diário Oficial de São Paulo publicou nesta terça-feira (15) uma lista com 35 escolas públicas estaduais aprovadas, na segunda rodada, para aderirem ao modelo cívico-militar. O edital ainda prevê a realização de uma terceira rodada.

Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/Ja432D1Tr4A

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00O governo do estado de São Paulo divulgou uma lista de 35 escolas estaduais que foram aprovadas para adotar o modelo cívico-militar.
00:09Assunto para Camila Iunes, que está de volta aqui ao Jornal da Manhã com todos os detalhes dessa medida, dessa determinação.
00:16Camila, os detalhes, por favor.
00:21Pois é, Soraya, essa lista já foi publicada no Diário Oficial do Estado.
00:25São, portanto, uma escola, uma unidade aqui na capital paulista, quatro na região metropolitana, duas no litoral e as outras 32 no interior do estado de São Paulo.
00:37Mas ainda será realizada mais uma rodada de consulta pública.
00:41Já está sendo realizada mais essa rodada, começou ontem, vai ser realizada hoje também e amanhã.
00:48Após essa terceira rodada de consulta pública, no dia 25 de abril, portanto, na próxima semana, aí sim a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo vai anunciar as escolas que foram selecionadas para a implementação do programa a partir do segundo semestre.
01:05Mas antes desse anúncio, é preciso ter a certeza de que essas escolas preenchem alguns outros critérios, como, por exemplo, o rendimento escolar, o fluxo e também outra questão no que diz respeito justamente ao índice de escolaridade e vulnerabilidade social.
01:24Todos esses critérios, essas escolas precisam preencher para que seja implementado esse programa das escolas cívico-militares.
01:31Esse é um programa da gestão estadual. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, ele nega que tenha cunho ideológico, mas tem sido bastante questionado aí essa proposta, que inclusive é questionada no Supremo Tribunal Federal.
01:47Mas o STF ainda não teve nenhuma resolução com relação a esse programa.
01:52A gestão estadual garante que os militares não vão atuar dentro das salas de aula, que eles vão ajudar ali no apoio aos alunos, naquela troca de turno, nas atividades extra-classe também.
02:06Então, isso é o que diz a gestão estadual, mas a oposição é bastante resistente a essa medida, a esse programa e ainda tem desdobramentos que a gente vai seguir acompanhando.
02:16Soraya, inclusive a gente lembra que o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro tentou implementar um programa semelhante, mas com a chegada do presidente Lula, essa medida acabou sendo derrubada.
02:27E a gente vai seguir acompanhando todos os desdobramentos a respeito deste assunto, Soraya.
02:32Combinado, Camila, obrigada pelas suas informações. Até já.

Recomendado