Banco de Serviços Voluntários, proposta de autoria do vereador Moisés Tavares (PP), passou em segunda votação nesta segunda-feira (14)
Categoria
🗞
NotíciasTranscrição
00:00Vamos, com certeza. Esse projeto de lei que estabelece no município de Apucarana o Banco de Serviços Voluntários.
00:06A gente precisa muito da ajuda da imprensa, da população que está nos acompanhando pela divulgação.
00:10Apucarana tem uma veia social há muito tempo.
00:13As nossas entidades sociais, os nossos trabalhos voluntários, nas pastorais, nas igrejas, nos clubes de serviços, nas escolas municipais, tantas entidades sociais.
00:22Pensando nisso, então, esse projeto de lei que cria o Banco de Serviços Voluntários.
00:27Ou seja, o nosso papel dentro do site da Câmara Municipal é fazer a conexão entre pessoas que queiram ser voluntários, que têm uma aptidão, que têm uma vocação, que têm uma vontade de doar parte do seu tempo, dos seus recursos, das suas habilidades para alguma atividade voluntária.
00:42E, por outro lado, as entidades sociais que tanto precisam da ajuda das pessoas para um serviço de prestação de serviço, propriamente dito, na área contábil, na área jurídica.
00:51Às vezes, na área, inclusive, de pintura, numa área, de repente, com crianças, com idosos, com lar sagrado da família, contação de história com os idosos, na área do meio ambiente, da causa animal.
01:01Quantas entidades precisam da ajuda de pessoas voluntárias?
01:04E quantas pessoas nos procuram pedindo indicação de alguma entidade social?
01:09Esse projeto visa fazer essa conexão.
01:10O nosso papel é encontrar essas entidades, conversar com essas pessoas, apresentar, trocar os contatos e fazer com que as entidades possam crescer os seus trabalhos, muitas vezes, que não dependem de dinheiro, não é recurso financeiro, é recurso humano.
01:23Então, já tinha sido aprovado em primeiro turno, agora foi aprovado por unanimidade.
01:26Em segundo turno, agradeço aos nossos colegas vereadores.
01:30Vamos aguardar agora a sanção por parte do prefeito municipal e depois a regulamentação por um ato da mesa aqui da Câmara.
01:35E contamos com a participação da imprensa, de toda a comunidade, para a gente fazer o anúncio, a inauguração desse espaço dentro do site da Câmara, para fazer os nossos cadastros de pessoas voluntárias e entidades que precisam desse trabalho dos apucaranenses dispostos a um voluntariado.
01:50Depois de todos esses projetos, esse trâmite, aí a pessoa que quer ser voluntária, ela vai conseguir ver a diretriz para ela poder se inscrever?
01:56Exatamente, é um processo simples.
01:57Ela precisa colocar os seus dados, seu nome, seu contato, enfim, ela precisa comprovar que ela existe mesmo e quais são as áreas de interesse dela de atuação para poder facilitar o contato com a entidade social.
02:08E as entidades, a mesma coisa, cadastrarem neste espaço, neste link, no espaço, no site da Câmara Municipal, cadastrarem quais são as atividades que ela desempenha, qual é o público-alvo, se é com criança, com adolescente, com idoso, enfim, se é na causa animal, se é na causa ambiental.
02:23De escrever quais são os trabalhos que ela mais precisa e, dessa forma, nós vamos administrar aqui na Câmara, fazer a conexão dessas entidades com esses voluntários.